Studio Gil Fotos & Cia

A Empresa

Edição para o mercado livre O fotógrafo é considerado um artista por conseguir capturar uma realidade com um objetivo levando as pessoas à reflexão. A escolha do momento da fotografia é o ápice da liberdade do fotógrafo no processo de realização de uma fotografia. A decisão do clique só diz respeito ao fotógrafo e um mesmo assunto pode ser reproduzido de diversas maneiras diferentes.

A fotografia é a arte de comunicar através da imagem, uma forma de representação da realidade, sendo uma extensão de nossa capacidade de olhar e observar. Ela é um meio de registro, que pontua vários momentos importantes da vida, funcionando de maneira a eternizar um momento, presente em fotos de documentos, registro de viagens, aniversários e casamentos.

Como toda forma de comunicação, a fotografia também possui a sua linguagem própria. A composição fotográfica é o resultado da harmonia de vários fatores para uma boa foto como enquadramento, luz, a atuação das objetivas e o foco.

Uma boa fotografia não une somente conhecimento, técnica e habilidade, mas também a sensibilidade do fotógrafo, um modo de ver o mundo com olhos diferentes. Uma foto pode ilustrar, atrair a atenção. comprovar, informar, chocar ou ainda vender, propagar ideias e apresentar produtos e serviços, quando usada no meio profissional, através fotojornalismo e da foto publicitária, respectivamente.

A busca incensante pela apreensão da imagem começou muito cedo para a primeira fotografia ser produzida em 1826 por Joseph Nicéphore Niépce. Ela foi produzida graças ao processo de heliografia, com o uso de uma câmera e oito horas de exposição à luz do sol. Após esse período, o processo da fotografia passou por vários avanços, até que em 1888 começou a popularização da fotografia como produto de consumo; e daí em diante, o mercado fotográfico passou por uma evolução tecnológica cada vez mais rápida.

Vários outros recursos importantes também vieram a facilitar e melhorar a captação de imagens. No final do século XX, uma nova mudança no mundo da fotografia foi provocada pelo surgimento da fotografia digital, além do lançamento do Photoshop, para a edição e criação de imagens, a Apple lançava um processador risc na gama do PowerPC e a Eastman Kodak lançava os primeiros sistemas digitais. Assim, os equipamentos passaram a ser oferecidos com preços mais baixos, com mais recursos e maior facilidade de uso, o cenário ideal para o surgimento da fotografia como hobby.

O próximo passo foi a incorporação da câmera digital a aparelhos móveis como celulares, smartphones e tablets junto a evolução da redes móveis de internet e ao crescimento absurdo das redes sociais que permitiram o compartilhamento instantâneo da imagem de qualquer lugar do mundo. Esse universo ampliou de uma vez por todas a relação das pessoas com a fotografia, que passaram a utilizá-la como cartão de visitas em redes sociais.